Mesmo que ainda não exista lei federal sobre a cerca elétrica para normatizar as instalações a nível nacional, alguns municípios já adotam uma legislação própria e adaptam a lei e recomendações internacionais sobre o assunto. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Lei 4110/2005 determina que empresas e pessoas físicas que oferecem este tipo de serviço tenham registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e um engenheiro eletricista como responsável técnico. O Conselho ainda alerta que o primeiro passo para aqueles que pretendem instalar em suas residências e/ou empresas devem procurar um profissional habilitado para realizar a instalação corretamente. Isso porque, muitos síndicos, ou outras pessoas que investem nas cercas, muitas vezes não possuem conhecimento de como devem ser instaladas e acabam muitas vezes optando por equipamentos prontos oferecidos na internet, com baixo custo, ou mesmo buscando por profissionais desqualificados para a realização do serviço. Por isso a Sensato preparou recomendações importantes para adquirir as cercas elétricas com total segurança.
1. Busque sempre por profissionais qualificados para a instalação das cercas elétricas.
2. As cercas devem ser instaladas em uma altura mínima (acima de 2,00m). Usar o bom senso é necessário para não causar danos em nenhum morador do condomínio.
3. Informar e alertar os moradores, vizinhos, crianças e prestadores de serviços sobre a existência da cerca elétrica é de extrema importância. Não esqueça de investir nas placas: “Cuidado, Cerca Eletrica!”.
4. O choque provocado pela cerca é conhecido como choque moral – possui alta voltagem e baixa amperagem. É pulsativa, não queima, não deixa marcas e não faz com que os animais e as pessoas que nela encostem ou segurem fiquem grudadas.
5. Se for regar as plantas próximas à cerca, ou for fazer a manutenção da cerca elétrica, não esqueça de desligar a central de choque.
6. Utilizar apenas a assistência técnica credenciada, ou a empresa instaladora, em casos de defeitos no equipamento ou instalação.
7. Certificar-se que a vegetação do local não entre em contato com a cerca elétrica.
Gostaram? Depois dessas dicas indispensáveis será difícil ter problemas com as cercas elétricas.
Equipe Sensato