Muitas pessoas que utilizam diariamente elevador já tiveram a experiência de ficarem presas dentro do equipamento. Para ajudar e alertar os usuários de elevadores, a empresa Atlas Schindler recomenda alguns cuidados e procedimentos necessários que devem ser realizados nesses casos.
Em caso de ausência de energia, por exemplo, o síndico deve verificar a causa e desligar os equipamentos caso ocorra oscilação de energia. É preciso também localizar onde a cabina parou e se existem passageiros dentro dela.
Se houver alguma pessoa dentro do elevador, o síndico deve chamar imediatamente o responsável pela manutenção do equipamento. Lembrando que os demais condôminos devem ser avisados que o elevador está fora de uso.
De acordo com a empresa, todo e qualquer resgate de pessoas presas em elevadores deve ser realizado pelo técnico responsável pela manutenção do elevador, pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável.
A Atlas Schindler também recomenda que se, eventualmente, a pessoa fique presa no elevador, é preciso manter a calma e não tentar sair do equipamento sem orientação profissional. O procedimento correto é acionar o interfone ou intercomunicador para pedir ajuda à portaria. Na ausência desses equipamentos, deve-se utilizar o botão de alarme para emitir um sinal sonoro ou utilizar a placa com telefone, localizada na cabina, para chamar a empresa de manutenção.
Fonte: Atlas Schindler