BLOG

Fique por dentro do que acontece em nossa empresa

Novas regras já podem ser implementadas nos espaços coletivos

Novas regras já podem ser implementadas nos espaços coletivos

Com o aumento do número de pessoas imunizadas (com uma e/ou duas doses), as reaberturas para ambientes de uso coletivo começam a se tornar realidade e nos condomínios, flexibilizar as regras internas também já começa a tornar-se efetivo.  

É claro que não se trata de um “liberou geral”. Muitas medidas ainda precisam ser seguidas afim de evitar a propagação do vírus da Covid-19, mas algumas liberações de uso de espaço já podem ser realizadas. 

A deliberação da abertura das áreas coletivas e das regras a serem mantidas depende da decisão do síndico, que pode levar a pauta para uma assembleia entre os moradores ou não. Os condomínios já não estavam sendo obrigados a seguir as restrições de horário impostas ao comércio, mas a obrigatoriedade do uso de máscara deve permanecer, independente das regras que o condomínio decida manter.

Para locais que aceitam a entrada de pessoas externas ao condomínio, como os salões de festa, há permissão legal para que se exija carteira de vacinação e, além disso, o morador responsável pode ser responsabilizado pela conduta dos seus convidados. 

É muito importante nesse momento, que o todo seja analisado. Avalie as condições de saúde no condomínio e veja quais áreas possuem maior demanda de uso. Procure implementar regras que auxiliem a manter a proteção de todos os condomínios e estipule também penalidades para caso as mesmas sejam descumpridas. 

Levar a pauta para assembleia, mesmo que não seja obrigatório, é muito importante. Incluir os moradores nessa decisão trará mais segurança a todos e evitará problemas futuros. 

 

Uma dica importante para você, síndico:

Lembre-se de desenvolver um material de “Termos de Responsabilidade”, contendo cláusulas do que é obrigatório ou não é permitido na área comum e garanta que todos os moradores tenham acesso, leiam e assinem. 

Assim você terá garantia de que todos estão cientes e evitará possíveis problemas futuros com o famoso “eu não sabia”. 

 

Add comment