A coleta de lixo é uma questão importante em todos os condomínios residenciais. Com boa organização e disciplina, os moradores e funcionários ajudam a controlar o lixo e deixar o condomínio em ordem. A maioria dos condomínios ainda contam com a coleta de lixo da seguinte maneira: cada andar possui uma lixeira grande, onde moradores possam depositar as suas sacolas. Uma ou duas vezes por dia, um funcionário do setor de limpeza do prédio passa para recolher o lixo.
Essa é a prática mais comum nos condomínios, mas muitos municípios já proíbem esse método de coleta por motivo de segurança, sabendo que não é a forma mais indicada. Isso porque em casos de emergência, as lixeiras de cada andar podem se tornar motivos de acidentes e transtornos para aqueles que precisam chegar ao térreo o mais rápido possível.
Uma das soluções que muitos condomínios se apropriam para se livrar das grandes lixeiras, é marcando um horário para algum funcionário passar em cada residência e recolher o lixo. O morador entrega as suas sacolas para o funcionário de limpeza e elas serão entregues diretamente ao lixo do condomínio. Assim, as lixeiras são retiradas dos andares, a limpeza permanece e a segurança é garantida.
Alguns moradores acabam preferindo levar o lixo até a lixeira para não ser incomodar com a campainha dos funcionários ou, até mesmo, por perder o horário da coleta. Nesses casos, a dica é o síndico entregar a cada morador um crachá – que possa ser colocado na maçaneta da porta – indicando que o lixo já foi encaminhado corretamente. Outra dica, é ficar ligado no horário que o lixeiro recolhe o lixo para poder depositar os seus resíduos um pouco antes dele passar. Como a maioria das cidades do país proíbem que deixem lixeiras aramadas e sacolas de lixo na calçada, essa dica acaba evitando transtornos e incômodos ao condomínio.
E aí, como funciona o sistema de coleta do seu prédio? Gostaram da dica?
Equipe Sensato