BLOG

Fique por dentro do que acontece em nossa empresa

Dicas de reciclagem nos condomínios

Dicas de reciclagem nos condomínios

Os conceitos de reciclagem e coleta seletiva não são mais novidade para boa parte da população, porém, muitos condomínios tentam colocar em prática e encontram dificuldades para saber como começar. Confira algumas dicas para que a coleta seletiva seja um sucesso dentro do condomínio:

 

1. Conscientização

Os moradores e funcionários devem ser conscientizados da importância do descarte correto, pois algumas pessoas têm pouco interesse ou nenhuma informação sobre o assunto. Para incentivar as pessoas, o ideal é fornecer dados de monitoramento, e análise de quantidade e qualidade de materiais recicláveis.

 

2. Espaço

Verificar a quantidade de materiais gerados pelos condomínios é uma parte essencial para o planejamento.É preciso definir quantos coletores serão colocados e quais serão os modelos, realizar orçamentos para a compra ou pensar em realocar coletores que o condomínio já possui. É necessário que o ambiente esteja sempre limpo e fechado para evitar o mau cheiro e a entrada de ratos, baratas, mosquitos e outros animais que possam contribuir para o surgimento de doenças. Uma solução usada por alguns prédios é o uso de contêineres de plástico, equipamento mais fácil de gerir.

 

3. Quem se responsabiliza pela coleta

É necessário definir quem será o responsável por retirar periodicamente os materiais dos condomínios, determinando frequência, dias da semana e horários para não acumular além da capacidade de armazenamento. Se seu condomínio não é contemplado pela coleta seletiva da prefeitura ou esta coleta não é suficiente, uma opção é contratar empresa de coleta ou buscar parceria com cooperativas para retirada do material.

 

4. Como separar

Lixo orgânico: sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes, etc.

Reciclável: embalagens, vidros, papéis, e metais.

 

5. Outros tipos de coleta

  • Pilhas e baterias
  • Lâmpadas
  • Óleo de cozinha
  • Móveis e eletrodomésticos precisam de descarte correto.

 

6. Importante!

  • Papéis que contém sobras de alimentos orgânicos, papel higiênico, fotografia e papel carbono não são recicláveis.
  • Os plásticos devem estar limpos e secos.
  • Cristais, espelhos e vidros temperados não são reaproveitados.
  • Latas de alumínio, tampinhas, pregos e parafusos são muito apreciados na reciclagem. Porém, grampos, canos de metal e esponjas de ação não podem ser reutilizados.
  • É incomum reciclar isopor, com exceção de alguns lugares

Add comment