Para quem acompanha o noticiário diariamente deve ter visto o caso alarmante que aconteceu nesta semana, na segunda-feira (18/05), sobre uma explosão ocorrida em um prédio de 19 andares em São Conrado no Rio. A explosão que aconteceu em um apartamento deixou quatro pessoas com ferimentos, uma delas com gravidade, e causou danos em mais 71 imóveis do Edifício Canoas. Segundo a polícia foram feitas algumas investigações sobre o ocorrido e a suspeita mais provável é a de vazamento de gás. Não há dúvidas que o acidente causou uma série de preocupações aos moradores e para todos aqueles que vivem em apartamentos. Os cuidados para quem vive em condomínios devem ser em dobro, pois além de cuidar de seu próprio espaço é indispensável ficar atento aos cuidados com os outros moradores.
Acidentes com vazamento de gás são comuns em edifícios. A dica da Sensato, para evitar esse transtorno, é que o morador cobre do síndico a manutenção periódica das tubulações de gás do seu prédio e, caso sinta odor do gás do vizinho, avise imediatamente o zelador ou responsável. Abaixo, você pode conferir algumas dicas, de acordo com o Corpo de Bombeiros – SP, de como agir em caso de vazamento de gás.
Vazamento de gás sem fogo
1. Feche o registro de gás e afaste as pessoas do local.
2. Não acione interruptores de eletricidade.
3. Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência.
4. Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros.
5. Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas.
6. Entre em contato com a empresa distribuidora de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193).
Vazamento de gás com fogo
1. Se possível, feche o registro de gás.
2. Afaste as pessoas do local.
3. Desligue a chave geral da eletricidade.
4. Retire do local os materiais combustíveis que puder.
5. Chame o Corpo de Bombeiros.
Esses cuidados são indispensáveis para evitar grandes acidentes. A Sensato preza pela segurança e bem-estar de todos e alerta que sempre tomem cuidado pela sua própria vida.
Equipe Sensato