É sempre mais delicado organizar comemorações quando se mora em um condomínio e se divide aquela área com vários outros moradores. O respeito e bom senso são essenciais, principalmente do morador que faz a festa, mas também dos condôminos que não estão participando da comemoração.
1. Cumpra a regra do silêncio
Seja uma festa no próprio apartamento ou no salão de festas, o horário limite para barulho deve ser cumprido. Avisar com antecedência os convidados do horário limite e marcar a festa em um horário mais cedo que o habitual contribui para não ultrapassar esse limite.
2. Tenha bom senso e respeito
Os moradores incomodados devem procurar pelo porteiro e pelo síndico, evite discutir com moradores, deixe que os responsáveis pelo condomínio resolvam a situação. Na maioria das vezes quem acaba procurando o dono da festa ou o condômino que está incomodado é o porteiro, não perca a paciência e mantenha o respeito ao falar com esse profissional, pois ele só está exercendo seu papel independente de sua opinião.
3. Controle do espaço
Cuidado para não exagerar no número de convidados e deixar a festa e os participantes incomodados com isso, ao fazer a lista de convidados tenha em mente a lotação do salão, apartamento ou casa. É melhor economizar nos convites do que se incomodar com o excesso de participantes depois, nem todo salão é grande e o tumultuo pode deixar seus convidados incomodados.
4. Deixe a lista de convidados na portaria
É comum o condomínio exigir uma lista de convidados para deixar na portaria, ela evita que pessoas não convidadas entrem na festa e te deixa mais a vontade para cuidar das coisas sem ter que atender o interfone e abrir o portão a todo o momento. Faça uma listinha com todos os convidados e acompanhes, se algum for deixar o carro na garagem do condomínio avise o porteiro antes da festa.
5. Cuidado com as louças do salão de festas
Alguns condomínios disponibilizam pratos, copos e outros utensílios para o uso no salão de festas, depois da utilização do salão é feita uma contagem dessa louça e tudo que for quebrado ou sumir será de responsabilidade do morador que alugou o salão. Com cuidado tudo se acerta, mas se preferir você pode usar as próprias louças e evitar possíveis problemas com o condomínio.
6. Limpeza do salão de festas
Fique atento as regras do condomínio e principalmente a regra de limpeza dos salões. Alguns condomínios não exigem que o morador entregue o salão limpo, mas cobram uma taxa que inclui a limpeza, outros condomínios dão a opção de pagar a taxa ou limpar o salão, e alguns deixam como regra entregar o salão limpo. Verifique com seu síndico qual regra se aplica ao seu condomínio.