BLOG

Fique por dentro do que acontece em nossa empresa

Como aproximar os vizinhos dentro do condomínio

Como aproximar os vizinhos dentro do condomínio

Nem sempre é fácil ter um bom relacionamento com seus vizinhos, a correria do dia a dia, a falta de comunicação, e a timidez, são fatores que contribuem para que exista uma certa exclusão pessoal entre cada morador. O fato de não saber nem o nome da pessoa que mora no apartamento do lado do seu, pode influenciar em várias situações, e acabar sendo prejudicial em ocasiões de emergência, atividades profissionais e relacionamentos em geral. Em cidades maiores, é mais comum as pessoas não sentirem confiança nas outras e acabarem se excluindo em seus próprios afazeres sem compartilhar nada com ninguém, porém quando se vive em um condomínio, existem questões que de certa forma exigem o mínimo de entrosamento, como a tomada de decisões em reuniões condominiais e opiniões sobre a gestão e procedimentos feitos dentro da moradia.

02

Diante disso, um dos papéis de um bom síndico, é primeiramente notar essa falta de diálogo entre os condôminos e após, fazer um plano de interação a fim de buscar harmonia e tornar o ambiente mais agradável, além disso, esse tipo de iniciativa também pode partir dos próprios habitantes dos prédios, apesar de que muitas vezes é difícil alguém tomar a frente quando a situação é essa. Para que isso aconteça, é recomendado que se faça uma reunião no condomínio, para que o síndico possa oferecer sugestões e discutir esse plano que visa melhorar o convívio, e também, para que os moradores possam conversar entre si, e exporem suas ideias até chegarem em um consenso de evento ou programação.

Os tipos de eventos recreativos podem variar dependendo do público de moradores, então é sempre bom fazer uma análise geral que envolva faixas predominantes de idades e costumes, para saber quando é mais propício realizar eventos como bazares, jogos, passeios em conjunto, programações para pessoas da terceira idade, churrascos nos finais de semana, jantas, dentre outras programações.

12

Além disso, férias da escola ou faculdade, feriados como dia das crianças, natal, páscoa, dentre outros dias especiais, são datas propícias para fazer eventos no condomínio. Investir em integrações envolvendo gincanas, esportes e outras brincadeiras, também é uma das maneiras de fazer com que as crianças incentivem seus pais a participarem e interagirem uns com os outros, aumentando o entrosamento e possibilitando novas amizades.

Por último existem duas coisas que se deve ter atenção, a primeira é a divulgação dos eventos, que devem ser feitas em lugares com maior circulação de pessoas, e com antecedência para que o público se organize a tempo, e por último entender que a participação dos moradores nessas atividades, não é uma obrigação, e que o respeito com as outras pessoas é essencial para que não aja uma interação forçada dentro do convívio social.

11]

Add comment