BLOG

Fique por dentro do que acontece em nossa empresa

Condomínios industriais se tornam possibilidade para otimização de recursos

Condomínios industriais se tornam possibilidade para otimização de recursos

O ambiente para estabelecimento de indústrias é um fator que precisa de um alto investimento econômico, o que, dependendo do caso, pode se converter num empecilho para que organizações que estão ingressando no mercado se estabilizem. Em meio ao processo de levantamento de custos num planejamento estrutural, é primordial que os investidores procurem mecanismos de otimização dos recursos, atrás da possibilidade de gastos específicos. Jorge Bahia, Diretor Executivo do Grupo Bahia Associados, conta acerca da oportunidade de estabelecimento de várias instituições em condomínios industriais, nicho de mercado em que sua empresa atua ligada a área executiva e contábil de tais corporações.

De acordo com Bahia, “a política de racionalização de gastos necessita ter uma visão de ganhos por escala, sempre atrelada à eficiência operacional do produto fim a que se propõe o investimento”. Dessa forma, a alternativa de racionalização dos custos deve investir na divisão de gastos substanciais à sobrevivência de uma empresa em meio ao processo. Em meio a estes recursos financeiros, está o estabelecimento dos investimentos praticados em condomínios industriais. Assim, a organização consegue diminuir até 50% dos custos.

Jorge diz ainda que o estabelecimento em condomínios, dentre vários fatores, agrega um ponto de vista primário a uma ampla garantia de confiabilidade. Junto a isso, existem outros fatores que devem ser considerados tanto pelas vantagens por si só, como inclusive o racionamento de tais custos – precisos – com demais condôminos. Dentre eles, podem ser citadas a manutenção das áreas comuns, limpeza, atendimento qualificado e refeitório, ainda que muitos outros espaços possam ser destacados.

Entretanto, esses fatores não devem ser exclusivamente levados em conta como aspectos imprescindíveis. Ao procurar uma possibilidade de estabelecimento, “a empresa deve ponderar detalhes relacionados diretamente à rentabilidade e lucratividade de sua operação, e não podem estar vinculados somente ao fato de pagar mais ou menos pela instalação ocupada”, conta o Diretor Executivo.

Hoje em dia, a atenção com as instalações e/ou otimização dos recursos necessários conta com mais um fator determinante: os estímulos fiscais, especialmente no que se refere ao âmbito estadual. Juntamente aos novos critérios restritivos, o enfoque deve estar na lucratividade do negócio graças à gestão bem aplicada dos recursos e, também, à alternativa de realocação dos investimentos.

Bahia aconselha, às organizações que possuem o desejo de se estabelecerem em ambientes dessa proporção, que procurem por dados e informações acerca da gestão desse nicho de mercado, mas também sobre a conexão da gestão com condôminos, atividades já estabelecidas, ocorrência de casos já observados no âmbito regional, simplicidade no acesso por parte dos funcionários, condições no que se refere à tecnologia e à praticidade na comunicação, conhecimento acerca da sustentação local, entre outros fatores.

Condomínios industriais geralmente situam-se em espaços localizados de forma pensada a fim de simplificar a logística de produtos e materiais, além do deslocamento de funcionários; que seja próximo a pontos de embarque e desembarque. Assim, pode-se adicionar o fator do posicionamento estratégico às vantagens econômicas: a contenção de gastos não se restringe apenas ao âmbito do estabelecimento, mas também às práticas e custos que são parte da essência do negócio, e agregam ainda vantagens fiscais e tributárias quanto ao estabelecimento numa determinada região e, por vezes, durante todo o processo da própria empresa. Condomínios industriais são, dessa forma, a oportunidade de otimização dos recursos para fixação de estrutura ou redistribuição das atividades que muitas organizações buscam.

Add comment