Muitos apartamentos, quando alugados, vêm ao inquilino na sua forma mais simples. Sem móveis, ou apenas com os planejados, sobra um grande espaço para a criatividade tomar conta e deixar o novo ambiente a cara de quem estiver lá. Entretanto, em muitos condomínios, ou até mesmo pelo dono, algumas regras são impostas, como não poder quebrar paredes, pintar, trocar azulejos e outras coisas que possam limitar a adaptação do novo lar.
Confira algumas dicas de como ultrapassar essas barreiras e as coloque em prática para decorar seu apartamento alugado.
1) Pisos vinílicos
O seu apartamento pode estar com um piso que não te agrada muito, mas fazer a reforma e trocar o material nem sempre é possível nesse caso. Uma opção prática e que solucionará sua demanda são os pisos vinílicos.
Algumas de suas vantagens são: resistência à água, são hipoalergênicos, antichamas, isolantes acústicos e podem ser aplicados reaproveitando os pisos já existentes. Além disso, há uma grande variedade de cores, texturas, espessuras e padronagens. A instalação leva até três dias e o espaço pode ser ocupado na hora.
2) Papel de parede
O papel de parede é uma das opções que surge para quem não pode alterar as cores originais do apartamento. Cada vez mais fáceis de instalar e limpar, é possível fazer a própria aplicação dos papéis sem ajuda de um profissional, utilizando a cola própria.
Apenas se recomenda que o material seja aplicado em uma parede acabada, com massa corrida e demão de tinta, além de ser uma superfície lisa, seca e sem imperfeições. Há diversas estampas, com tamanhos, estilos e preços diferentes. Alguns inclusive imitam com perfeição ladrilhos hidráulicos, pedras, madeira e fibras.
3) Azulejos personalizados
Azulejos de cozinha e banheiros podem ser um problema. Por não haver possibilidade de reforma, a saída é conviver com eles. Felizmente existem algumas soluções para amenizar a situação e trazer personalidade ao antiquado. Uma das principais são os adesivos de azulejos.
Baratos e práticos, os adesivos são colados sobre os azulejos e possuem diversos estilos de estampa, inclusive imitando ladrilhos hidráulicos. Os adesivos enchem o cômodo de estilo e sua aplicação é rápida, além de ser fácil de retirar e não deixar vestígios de um dia ter existido.
4) Nichos e prateleiras
A instalação de nichos e prateleiras é extremamente funcional, deixando o ambiente mais organizado e também bonito.
Podem ser instalados em banheiros – guardando produtos de higiene, roupas de banho e papel higiênico, cozinhas e lavanderias, para louças e talheres, potes, materiais de limpeza e outros utilitários -, em quartos – organizando seus pertences como acessórios, sapatos e roupas – e em salas, principalmente para decoração.
5) Iluminação
A iluminação, caso não possa ser trocada, deve focar em formas alternativas e que não dependam diretamente da fiação elétrica. Algumas opções que assim surgem são os abajures e luminárias de mesa ou de maior porte.
Uma solução criativa para a iluminação é deixar os cabos das luminárias e lâmpadas à mostra, mas de forma que colabore com a decoração do apartamento.
(Fonte: Hometeka)