Sendo um dos maiores conflitos dentro de um condomínio, a falta de comunicação é frequente dentro de prédios que não tem um bom planejamento dinâmico, acessível e eficiente. A comunicação dentro de um condomínio é essencial para uma boa convivência entre os moradores, o síndico e os funcionários e saber levar a mensagem de forma segura é um dos maiores desafios do trabalho de um síndico.
Estudos mostram que a comunicação dentro do mundo corporativo está cada vez mais ganhando atenção. Segundo um estudo de 2012 divulgado pela Databerje – Instituto de Pesquisas da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) –, cerca de 80% das empresas brasileiras estão elevando a verba destinada à Comunicação Interna. Nos condomínios, a situação não é diferente. As formas mais comuns de comunicação são os avisos em murais, cartazes, recados na caixinha de correspondências e, claro, as famosas reuniões periódicas. Agora com as novas tecnologias, o e-mail e a newsletter também ganharam espaço dentro do dia a dia de um condomínio.
Estude o seu público
A verdade é que para a comunicação funcionar totalmente é preciso estudar o público, ou seja, a rotina e o estilo de vida dos moradores que convivem no prédio. Fazer uma pesquisa de informações, antes de aplicar a comunicação interna, é o mais indicado para conhecer melhor o seu público. Nome, idade e meios de contato são indispensáveis para entender a melhor forma de se relacionar com eles. As novas tecnologias são rápidas e acessíveis, mas é preciso ter certeza de que todos os moradores possuem acesso à internet. As pessoas mais idosas, por exemplo, não costumam utilizar esse tipo de mídia, então é preciso ter garantia de que eles usarão.
Conforme alguns estudos, a forma mais segura e eficaz ainda é deixar a informação na caixa de correspondências, pois todo mundo costuma abri-la diariamente. Já os cartazes em murais, as vezes passam despercebidos, são fáceis de serem danificados e muitas vezes os moradores não circulam no espaço onde está o mural. Os cartazes funcionam de certeza somente quando pendurados dentro dos elevadores, pois alcançam facilmente todos os usuários. Para condomínios com públicos mais conectados com as novas mídias, o e-mail, grupos em redes sociais (Facebook), ou grupos no Whatsapp, além do SMS, são os melhores meios de contato.
A comunicação interna em seu condomínio é eficiente? Siga essas dicas, que não haverá erro!
Equipe Sensato