1 – Seja proativo.
É muito importante garantir o bem-estar e a satisfação dos condôminos. Então, é preciso executar as soluções antes de receber a queixa do problema. Você tem que estar sempre atento para identificar as melhorias que necessitam ser feitas e isso requer proatividade da sua parte.
2 – Crie ações para economizar mais.
Tente sempre encontrar maneiras de economizar, como por exemplo, verificar se existe sistema de captação de água da chuva para lavar áreas comuns, regar as plantas e até mesmo para utilizar nas descargas dos banheiros.
3 – Seja amigo e parceiro dos condôminos.
Apesar de o síndico ser responsável pelas principais tarefas administrativas de um condomínio e ter autoridade para manter a ordem e a boa convivência no local, é bom ter cuidado para não acabar fazendo o papel de um síndico “linha dura”.
Faça o possível pra ser amigável e comunique-se com os condôminos. Procure estar aberto a ideias e tome decisões que sejam boas para todos. Assim, fica mais fácil obter a aceitação das pessoas, até mesmo quando precisar tocar em algum assunto muito sério.
4 – Fique de olho nos serviços terceirizados.
Outro ponto importante sobre administrar condomínios é acompanhar de perto os colaboradores terceirizados que são pessoas que também zelam pelo bem-estar dos condôminos. Além disso, é importante oferecer treinamento para sua equipe, principalmente sobre como agir em emergência e garantir que o seu pagamento nunca atrase.
5 – Atualize seus conhecimentos.
Com o passar do tempo, as legislações mudam. E para ser um bom síndico é preciso atualizar seus conhecimentos sobre tendências na gestão condominial.
Além de estar apto para exercer a função, gerenciar e administrar questões da área, você poderá repassar e motivar o conselho a fazer o mesmo, afinal, eles também são importantes nas tomadas de decisões!